Covão dos Conchos: o misterioso funil no coração da Serra da Estrela



Na aldeia de montanha do Sabugueiro em plena Serra da Estrela existe um misterioso funil que parece um portal para outra dimensão.

Perdido entre montanhas e vales, este sumidouro permaneceu praticamente desconhecido durante mais de cinquenta anos, até que em 2016 se tornou viral na Internet e as teorias da conspiração começaram a circular.

Contudo, esta abertura na Lagoa da Serra da Estrela, não é um portal para qualquer outro tempo ou lugar, mas sim um funil feito pelo homem que conduz a um longo túnel. Embora pareça um sumidouro natural ladeado por cascatas, o Covão dos Conchos é, de facto, uma maravilha da engenharia.

Este lago foi criado artificialmente em 1955 durante a construção da barragem hidroelétrica próxima. Em vez de construir um gasoduto para canalizar as águas entre a Lagoa Serra da Estrela e a Lagoa Comprida, os engenheiros que trabalhavam na obra decidiram perfurar um túnel na montanha para ligar os dois lagos.

O vertedouro foi projetado para fornecer água potável às comunidades próximas, mas o facto de não haver outras construções nas proximidades faz com que o funil pareça mais uma parte do lago do que uma parte de um projeto de infraestrutura. As plantas que crescem ao redor das bordas do tubo de drenagem fazem com que o buraco gigante pareça ainda mais natural.

O Covão dos Conchos está localizado no parque natural da Serra da Estrela e fica longe de qualquer grande cidade. A caminhada que leva ao vertedouro começa na Lagoa Comprida e tem cerca de 10 quilómetros de extensão.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...