COVID-19. Maria Elvira Callapez diz que plástico “vai ser essencial” para vencer a pandemia
Numa entrevista publicada hoje no jornal i, a cientista Maria Elvira Callapez considera que os plásticos têm sido grandes aliados contra a doença que ameaça o mundo. Ou seja, a Covid-19 veio atrasar aquilo que seria o “annus horribilis” para esta indústria. Defensora convicta deste material acredita que o “plástico vai ser essencial” para vencer esta pandemia. Na mesma entrevista sublinha ainda que “por detrás do plástico está sempre o homem”.
Maria Elvira Callapez, autora de vários livros sobre o tema, escreveu um texto intitulado “(Des) demonizar os plásticos”, que pode ser lido no site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aqui, a investigadora considera que a “diversidade de plásticos e de outros polímeros e a versatilidade das suas propriedades facilitam a produção de uma vasta gama de produtos com inúmeros benefícios sociais”.
Apesar da potencialidade do material, refere-se no mesmo texto às preocupações sobre o seu impacto no meio ambiente. “Todavia, o problema não reside nos plásticos, mas na forma como os utilizamos, sendo que seria recomendável estabelecermos com eles, uma relação duradoura, não os tomando como simples descartáveis e prontos a ser abandonados nos aterros, nas ruas, nas praias, nos rios e nos mares…”.
“A resolução deste problema passa por usar os plásticos convenientemente e de forma adequada e não por acabar com eles. São úteis, baratos, versáteis, inertes, servindo múltiplos fins e funções… Os plásticos não são inimigos, pelo contrário, serão cada vez mais o material para todos os usos”, escreveu a cientista no mesmo artigo publicado no site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.