Covid-19: Quatro pontos de mudança



A crise pandémica trouxe muitas mudanças a nível mundial. Os setores abrandaram, as pessoas mantiveram-se maioritariamente em casa, e o ambiente agradeceu.

Aprendeu-se a lidar com uma nova forma de trabalhar, o teletrabalho, as aulas deram-se em casa através da telescola, e houve uma poupança dos recursos naturais notável. A poluição do ar diminuiu e registaram-se níveis em zonas urbanas e industriais nunca antes vistos. Assim, a natureza pôde recuperar, as águas ficaram mais limpas e os animais fizeram visitas mais frequentes às populações.

Destacamos assim quatro pontos benéficos para o ambiente, nos quais se verificaram mudanças durante este período:

  • Alterações Climáticas – Com o confinamento social e a diminuição do tráfego rodoviário e aéreo levou a uma grande diminuição dos gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono e o dióxido de azoto. Em Portugal, os níveis de NO2 em abril estavam em 13,5ug/m3, uma descida de 6,6ug/m3 comparativamente à mesma altura de 2019.

 

  • A redução do consumo excessivo – Como vão menos às compras e passam menos tempo no supermercado, as pessoas tendem a fazer compras mais eficientes e a levar exatamente o que necessitam. A procura pelas lojas locais de pequeno comércio também aumentou.

 

  • Mudanças no consumo de água – Com a redução dos setores e da indústria da agricultura em particular, o consumo de água reduziu bastante. Cerca de 70% da água vai para as atividades agrícolas, segundo o Green Biz.

 

  • Crescimento da População – A população mundial tem vindo a aumentar, uma estimativa de 10 milhões a cada seis a sete semanas. Com as mortes devido à pandemia, e com o começo de uma crise económica nos países, vai-se verificar uma redução nos números de crescimento populacional.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...