Cria recém-nascida de tubarão-fantasma encontrada na Nova Zelândia



Uma equipa de cientistas do Instituto Nacional de Investigação Aquática e Atmosférica da Nova Zelândia (NIWA) encontrou uma cria recém-nascida de tubarão-fantasma na costa da Ilha Sul, na Nova Zelândia. O pequeno cartilaginoso foi apanhado a 1,2 quilómetros de profundidade.

A descoberta de um Hydrolagus sp. numa idade tão prematura é muito rara, pelo que se trata de uma oportunidade para o grupo estudar e conhecer melhor a biologia da espécie neste estágio.

“É bastante surpreendente. A maioria dos tubarões fantasma de águas profundas são espécimes adultos conhecidos; recém-nascidos são raramente avistados, por isso sabemos muito pouco sobre eles” explica a investigadora do NIWA, Brit Finucci. “sabemos que os juvenis e os adultos podem ter diferentes necessidades alimentares e de habitat. Os juvenis também parecem diferentes dos adultos, com padrões de cores distintos. Encontrar este tubarão fantasma irá ajudar-nos a entender melhor a biologia e a ecologia deste misterioso grupo de peixes de águas profundas.”

Ovos de tubarão-fantasma. Foto: Brit Finucci / NIWA




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...