Criativos regressam ao centro histórico do Porto com projecto Estaleiro



Arranca hoje o Estaleiro, um mercado de criadores em áreas como artesanato e moda e que se instalará na Ribeira do Porto, centro histórico da cidade.

O Estaleiro é um projecto da Agência Inova, uma Organização Não-Governamental (ONG) que apoia a arte, cultura e outras indústrias criativas.

“[Está] quase tudo por fazer [no campo das indústrias criativas. O Estaleiro] será a primeira experiência de mercado [de vários criadores, que vão partilhar o espaço com marcas mais estabelecidas]”, explicou ao Público Jorge Cerveira Pinto, director-geral da Inova.

O mercado vai funcionar nas antigas instalações do Comissariado para a Renovação Urbana da Área da Ribeira-Barredo (CRUARB), um espaço comprado pela Agência Inova à Câmara Municipal do Porto.

Em Janeiro de 2011, será no edifício que ficará instalado o Centro de Apoio à Cultura e à Criatividade em Ambiente Urbano (CACCAU), um espaço de pré-incubação de ideias de negócio nestes sectores. Haverá espaço para cerca de vinte negócios.

O CACCAU é financiado em 70% por verbas comunitárias, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) e está orçado em três milhões de euros.

Vai actuar em todos os aspectos necessários para começar um negócio – desde a ideia inicial até ao negócio – centrando-se em vectores como a inovação de produtos e serviços, a criação de empresa e a capacidade de internacionalização.

O próximo passo, explicou Jorge Cerveira Pinto ao Público, é replicar este projecto em Vila Nova de Gaia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...