Crise/Energia: Governo paga 24,6 ME em apoio ao gasóleo colorido
O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) processou, na semana passada, o pagamento de 24,6 milhões de euros para 90.000 beneficiários, no âmbito do apoio extraordinário ao gasóleo colorido e marcado, foi hoje anunciado.
“Os pagamentos no âmbito do apoio extraordinário ao gasóleo colorido e marcado foram processados e transferidos hoje, dia 22 de dezembro, pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, organismo tutelado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, correspondendo a um montante de 24,6 milhões de euros, distribuídos por quase 90.000 beneficiários”, indicou, em comunicado, o executivo.
Este apoio insere-se no acordo de médio prazo para a melhoria de rendimentos, salários e competitividade e traduz-se no pagamento de 10 cêntimos por litro de gasóleo colorido e marcado, tendo por base os consumos de 2021.
O pagamento teve por base os titulares de cartão para abastecimento de gasóleo colorido e marcado, registados, até 12 de dezembro, na base de dados de identificação de beneficiários e que não apresentavam “ocorrências impeditivas” a este apoio.
Citada na mesma nota, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defendeu que este “é um apoio relevante para a estabilidade da atividade agrícola, pois permite mitigar os efeitos do aumento dos custos de produção associados aos combustíveis”.