Crowdfunding sustentável ajuda Cerâmica de Pegões a evitar 180 toneladas de CO2 por ano
Foram mais de 230 os investidores que utilizaram a primeira plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal. Juntos, estes investidores conseguiram angariar 275 mil euros para melhorar a sustentabilidade energética da Cerâmica de Pegões.
Este foi também o primeiro projeto de colaboração entre uma plataforma de investimento em projetos de energia sustentável, a GoParity, e uma multinacional financeira, a alemã GRENKE, que cofinanciou o projeto com 100 mil euros. Com este projeto, a Cerâmica de Pegões irá produzir cerca de 410 MWh com a instalação de um sistema solar fotovoltaico de 250 kW, o equivalente ao consumo anual de 100 famílias portuguesas. Esta energia solar evitará a emissão de 180 toneladas de CO2 por ano.
Nuno Brito Jorge, cofundador da GoParity, conclui que este projeto “foi um desafio e vê-lo financiado mostra-nos mais uma vez que a eficiência energética é um caminho a percorrer no futuro e que as pessoas estão disponíveis e interessadas em fazer parte dele. Esperamos e ambicionamos ver mais empresas, seja qual for a sua dimensão e história, a aderirem a este tipo de projetos”.