Cuidado, não é uma folha, é uma osga



Se está de visita à Ilha de Madagáscar, fique atento ao que pisa – nem tudo o que parece é, e a osga-satânica-cauda-de-folha engana qualquer um à primeira vista. Nativa da ilha tropical, a espécie Uroplatus phantasticus foi identificada pela primeira vez em 1888 pelo naturalista George Albert Boulenger.

O seu corpo tem capacidade de camuflagem, e varia entre os tons bege, castanho, laranja e vermelho. Na cabeça possui um pequeno chifre, os olhos têm uma coloração avermelhada e não têm pálpebras, pelo que utiliza a língua comprida para os limpar, segundo o BioDiversity4All. Em média, mede cerca de 10 centímetros de comprimento.

Pode ser encontrada na zona centro-leste, em arbustos ou vegetação baixa, no máximo acima de 2 metros do chão. Alimenta-se de insetos.

Embora não seja possível estimar ao certo a sua população, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), esta encontra-se a diminuir, devido a fatores como a agricultura, a indústria madeireira e a pecuária. A osga-satânica-cauda-de-folha encontra-se em estado “pouco preocupante” de extinção.

By Charles J. Sharp – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75485546




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...