David Attenborough. O lendário naturalista britânico faz hoje 94 anos



Sir David Attenborough é um naturalista cuja carreira televisiva está agora na sua sétima década. Depois de estudar Ciências Naturais em Cambridge e de uma breve passagem pela edição, foi trabalhar para a BBC, onde chegou a diretor de programas. Desde o lançamento da sua famosa série televisiva Zoo Quest em 1954, pesquisou quase todos os aspetos da vida na Terra e transformou-os em múltiplos documentários de divulgação científica. O mais programa, Planeta Terra II, foi o documentário sobre a natureza com a maior audiência de todos os tempos.

Em 1979 criou uma das mais ambiciosas séries produzidas pelo departamento de natureza da BBC, Life on Earth, que já foi vista por cerca de 500 milhões de pessoas. Seguiram-se muitos outros documentários – The Living Planet (1984), The Private Life of Plants (1995) ou The Blue Planet (2001) – até que em 2006 foi emitido Planeta Terra.
Filho do meio de três irmãos, passou a infância a colecionar pedras e fósseis. Em 1950, casou-se com Jane Elizabeth Ebsworth Oriel, com quem teve dois filhos: Robert e Susan.

O ano passado colaborou com a Netflix numa série documental de oito episódios. “Our Planet” levou os espectadores numa “espetacular viagem de descoberta para mostrar a beleza e fragilidade do nosso mundo natural. Hoje em dia tornámo-nos a maior ameaça à saúde da nossa casa, mas ainda temos tempo para enfrentarmos os desafios que criámos, se agirmos agora. Precisamos que o mundo preste atenção”, explicou.

Sobre a pandemia Covid-19, que está a propagar-se por todo o planeta e a infectar e matar milhares de pessoas, o naturalista desvaloriza a situação. “Penso que nos ocuparemos dele perfeitamente. Não penso que possamos desenhar uma grande lição de moral sobre a forma como tratamos tão mal a natureza e como ela está a responder. Faz, simplesmente, parte da vida”, disse, citado pela imprensa internacional.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...