De 10 horas a 3 minutos de carregamento: nova descoberta abre portas para um futuro elétrico
A mobilidade elétrica é um pilar importante na transição para um futuro sustentável. No setor automóvel, tem-se observado um crescimento dos modelos elétricos, bem como do número de compradores que optam por este tipo de veículos.
Embora seja um caminho ainda a ser traçado, existe ainda um entrave a ser resolvido pelo setor: a velocidade de carregamento das baterias dos carros elétricos. Existem diferentes carregadores no mercado, os rápidos, normais e lentos, que diferem na potência e no tempo de carregamento.
Uma equipa do Institute for Basic Science (IBS) descobriu uma solução, que permite criar mudanças nesta matéria, fazendo com que os carregamentos de 10 horas passem para 3 minutos, ou mesmo que os de 30 minutos passem para poucos segundos. A resposta está na física quântica, através da criação de baterias quânticas. Assim, esta tecnologia iria fazer com que todas as células dentro a bateria carregassem simultaneamente de forma coletiva.
Para os autores, apesar desta tecnologia estar ainda numa fase inicial de desenvolvimento, levando tempo até poder realmente ser colocada em prática, pode revolucionar o mercado energético e contribuir para a sustentabilidade que se pretende alcançar. “Descobertas de investigações como estas, no entanto, criam uma direção promissora e podem incentivar as entidades de financiamento e as empresas a investir mais nestas tecnologias”.