De antigo matadouro a local de eleição para startups criativas



Construído no início do século XX, o Matadero Madrid serviu como matadouro e mercado de gado durante várias décadas, até ser abandonado na viragem do século. O edifício foi renovado várias vezes durante a sua existência, mas a última transformação, datada de 2014, surpreendeu todos.

Desenvolvida pelo atelier Office for Strategic Spaces (OSS), o matadouro é agora a Factoría Cultural Matadero Madrid, um espaço de 399 metros quadrados que alberga startups das indústrias criativas. Segundo o Inhabitat, a transformação ganha um elogio extra por ter sido completada com um orçamento e timeline relativamente apertado, com madeira sustentável e policarbonato para uma construção rápida e reversível.

O edifício tem agora 120 espaços de trabalho espalhados por dois andares – os arquitectos construíram um segundo andar de 85 metros quadrados com chão de madeira. Foram também instaladas luzes LED e candeeiros também feitos com madeira reutilizada.

“É um espaço que requer uma manutenção mínima e que, caso a sua actividade aumente, pode ser renovado sem gerar resíduos”, explicaram os arquitectos.

[nggallery id=3642 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...