De embalagens feitas com cogumelos à reutilização de fatos de surf: eis os projetos vencedores do concurso Terra & Mar



Em antecipação ao Dia do Mar, que se assinala a 16 de novembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, revela os projetos distinguidos na primeira edição do Concurso de Ideias Sustentáveis e Inovadoras – Terra & Mar | NOVA Ideias com Impacto. A iniciativa promove o desenvolvimento de soluções que valorizem os recursos naturais e comunitários da Costa da Caparica, incentivando a economia circular, o empreendedorismo local e a regeneração dos ecossistemas costeiros, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o primeiro lugar foi atribuído ao projeto “Mycelium Processing as Packaging Material”, de Ebuzome Iyke Martins, que desenvolve embalagens biodegradáveis produzidas a partir de micélio e resíduos orgânicos locais, como borras de café. A solução oferece uma alternativa sustentável ao plástico e promove a economia circular na região.

O segundo lugar distinguiu “VENTUS – Microturbinas Eólicas em Postes de Iluminação”, de João Mira, que propõe a instalação de microturbinas de eixo vertical em postes de iluminação pública, gerando energia renovável em ambiente urbano sem necessidade de novas infraestruturas.

A menção honrosa foi atribuída a “From Sea to Sea”, de Sara de Sousa e Anna Rickmann, que recolhe e reaproveita fatos de neoprene usados da comunidade de surf, transformando-os em novos produtos artesanais de baixo impacto ambiental, reforçando a ligação entre surfistas e pescadores.

Os projetos vencedores terão oportunidade de incubação no Agroparque Terras da Costa e do Mar, um espaço de experimentação e aceleração de ideias empreendedoras que promove práticas sustentáveis, valorização de recursos locais e inovação.

O júri que avaliou os projetos foi composto por Lia Vasconcelos (MARE / NOVA FCT), João Galopim (AIP), Ana Filipa Barros (Câmara Municipal de Almada), Aneesh Zutshi (NOVA Executive Education), João Carrasquinho (Lifeshaker) e José Carlos Ferreira (NOVA FCT).

O concurso foi promovido pela NOVA FCT em parceria com o MARE, a Associação Industrial Portuguesa (AIP), a Ensaios e Diálogos Associação (EDA), a Câmara Municipal de Almada (CMA), o Madan Parque e a Airjobs, no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) 2 – Costa de Caparica, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...