Debate sobre economia circular decorre no Marco de Canaveses
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) promove no dia 12 de dezembro uma conferência sobre economia circular nas compras públicas. O evento contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
Intitulada de “Economia circular: a importância dos municípios na transição”, a conferência irá decorrer no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, entre as 14h00 e as 17h30. Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental, e Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, presidem à abertura da sessão.
A conferência enquadra-se no âmbito do projeto Tâmega e Sousa CIRCULAr, que está a ser desenvolvido pela CIM do Tâmega e Sousa e que tem por objetivo estimular as entidades públicas locais, nomeadamente as autarquias locais, as empresas municipais e as entidades intermunicipais para a promoção da economia circular, contribuindo, assim, para a concretização das agendas de transição para as compras públicas ecológicas e circulares.
Dividida em dois painéis – “Compras públicas circulares: a mudança de paradigma” e “Transição para uma economia circular: desafios e oportunidades para os municípios” – a conferência irá reunir especialistas na área da economia circular e da contratação pública, como Inês Costa, do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, Graça Fonseca, do Grupo de Trabalho para a Agenda Regional para a Economia Circular da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Luísa Magalhães, da Smart Wast Portugal, Joana Duro, da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Rodrigo Gonçalves, da Agência Portuguesa do Ambiente, Cristina Matos e Florinda Martins, do Instituto Politécnico do Porto.
A encerrar a sessão estará Armando Mourisco, Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do espaço.