Denise Hamú nomeada coordenadora do PNUMA no Brasil



Denise Hamú, profissional com mais de 25 anos de experiência na área da conservação ambiental e questões de desenvolvimento nacional, regional e internacional, foi nomeada coordenadora do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) no Brasil.

Recorde-se que o PNUMA Brasil tem um grande desafio para o próximo ano, com a realização, em Junho, do Rio+20, aquela que será, provavelmente, a cimeira global de sustentabilidade mais importante de sempre.

Em relação a esta cimeira, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, afirmou já que o País deverá concluir até 1 de Novembro a elaboração da sua posição em relação à conferência. “Estamos no processo de conclusão da posição nacional, que será transmitida às Nações Unidas. A partir do começo de 2012 vamos iniciar a negociação intergovernamental (entre os países participantes) para chegarmos ao documento final da Rio+20”, continuou o Ministro.

O PNUMA, principal autoridade global em meio ambiente, é a agência das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável, abordando temas como o desenvolvimento sustentável e alterações climáticas (na foto).

Siga o PNUMA no Twitter, no Facebook, ou no YouTube.

Quanto a Denise Hamú, a responsável é formada em Relações Internacionais e em História pela Universidade de Brasília, acumulando uma experiência de oito anos como secretária-geral do WWF Brasil. Na ONG, Hamú foi membro da direcção executiva e estabeleceu programas, ampliou diálogos entre os sectores produtivos do Brasil e contribuiu para o desenvolvimento do projecto ARPA (Programa Áreas Protegidas da Amazónia).

A nova coordenadora do PNUMA no Brasil foi ainda presidente da Comissão de Educação e Comunicação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), de 2000 a 2006.

Foi também funcionária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo trabalhado ainda no Ministério do Meio Ambiente, representando o Brasil em vários fóruns ambientais internacionais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...