Depois de um período de testes, Coca-Cola decidiu comprar 14 camiões a biogás. Saiba porquê.



A Coca-Cola comprou 14 camiões Iveco Stralis movidos a biogás, depois de um período de testes de 12 meses ter revelado que o biogás renovável pode ajudar a cortar as emissões de gases com efeito de estufa das frotas em mais de 60%.

Para além dos camiões, que servirão o armazém do Norte de Londres, a multinacional norte-americana investiu ainda numa estação de reabastecimento de biogás, que será inaugurada em Junho.

Os testes que avaliaram os benefícios económicos e ambientais do biogás foram realizados pelo Centre of Excellence for Low Carbon and Fuel Cell Technologies (Cenex) e duraram um ano.

Segundo o Cenex, a decisão da Coca-Cola em instalar uma estação permanente de reabastecimento de biogás poderá levar à redução das emissões de CO2 em 60,7%, comparando com os modelos a gasóleo da Iveco.

As novas Iveco Stralis também produziram 85,6% menos óxido de nitrogénio e 97,1% menos emissões de PM que as Iveco a gasóleo. Ainda segundo o estudo, o ruído dos camiões também decresceu 10.5 decibéis, o que faz bastante diferença, sobretudo para as viagens nocturnas.

Como os camiões a biogás são mais caros que os movidos a gasóleo, o preço de manutenção vai subir 15,3%. No entanto, e como o preço do biogás é 12,8% mais barato que os actuais preços do gasóleo, é só uma questão de tempo até que a Coca-Cola comece a poupar com esta escolha.

“Estes testes sugerem que os veículos a biogás são iguais, senão melhores, em relação aos níveis de performance e fiabilidade, que as tecnologias a gasóleo. E reduzem drasticamente as emissões de CO2”, explicou Chris Walsh, consultor da Cenex.

Veja o camião movido a biogás da Volvo, concorrente das Iveco Stralis.





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