Descoberta nova espécie de macaco no Myanmar



Foi descoberta uma nova espécie de primata no Myanmar, resultado de uma investigação do German Primate Center (DPZ) – Leibniz Institute for Primate Research e da ONG Fauna & Flora International (FFI), em colaboração com outras organizações e entidades.

Recebeu o nome de Popa langur (Trachypithecus popa) em homenagem ao Monte Popa, um vulcão extinto onde foram descobertos 100 indivíduos da espécie, também retratado como um “santuário de vida selvagem” pelo DPZ. Os cientistas encontraram cerca de 200 a 250 animais, que vivem em quatro populações distintas.

Foram recolhidas amostras de fezes, e o seu DNA foi comparado ao de outras espécies antigas de Langur, presentes em museus de história natural como o de Londres, o de Singapura e o de Nova Iorque. O primata distingue-se devido ao comprimento da sua cauda, ao tamanho do seu crânio e à cor do seu pêlo, revela o Instituto.

Os especialistas lançaram um alerta pelo facto do Popa langur já estar “criticamente em perigo” de extinção, mesmo após a sua recente descoberta.

Segundo o primatólogo Ngwe Lwin, agora serão feitas mais “investigações de campo” e criadas “medidas de proteção” pela Fauna & Flora International, de forma a “salvar os Langures da extinção”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...