Descoberta: planeta extra-solar revela condições para ter vida



O Observatório Europeu do Sul (OES) anunciou a descoberta de um planeta que orbita a estrela mais próxima do sol e tem condições para ter água em estado líquido, ou seja, apresenta condições essenciais para ter vida.

Baptizado pelos astrónomos como “Próxima b”, o exoplaneta (planeta que existe fora do sistema solar) roda em torno da estrela “Próxima de Centauro”, uma anã vermelha que pertence à constelação de Centauro, a uma distância curta, inferior à que separa a Terra do Sol. Pequena, pouco brilhante e fria, esta constelação, que se encontra a 4,22 anos-luz da Terra, é impossível de avistar a olho nu.

Em comunicado, a OES informou que o “Próxima b” tem uma massa semelhante à da Terra – apenas 1,3 vezes superior – e apresenta condições para ter vida, uma vez que a sua temperatura é a adequada para a existência de água líquida à sua superfície. Mas as semelhanças com a Terra detectadas até agora ficam por aqui. A equipa internacional de astrónomos que está a estudar a “Próxima b”, liderada por Guillem Anglada-Escudé, da universidade britânica Queen Mary, diz que a sua rotação e formação, assim como a forte radiação emitida pela sua estrela tornam o seu clima muito diferente do nosso, sendo pouco provável que o exoplaneta tenha estações.

Para já o que mais mobiliza a equipa de cientistas é esta possibilidade de haver água num planeta tão distante. A confirmar-se a sua existência a pesquisa seguirá em torno de outras formas de vida.

Foto: Observatório Europeu do Sul 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...