Descobertos novos gases que ameaçam camada de ozono



Mais de 20 anos depois de vários países terem começado a proibir substâncias que prejudicavam a camada de ozono, cientistas descobriram quatro novos gases de responsabilidade humana na atmosfera.

Os gases são emitidos a partir de químicos utilizados para fazer insecticidas e solventes para componentes de limpeza de produtos electrónicos, de acordo com Johannes Laube, da Universidade de East Anglia, que está a investigar o assunto. Ainda assim, origem destes gases ainda não é precisa.

De acordo com as suspeitas dos cientistas, os gases que estão ligados aos insecticidas são os mais preocupantes, uma vez que a sua presença na atmosfera está a crescer rapidamente. “Alguém está a utilizar estes químicos a uma escala muito grande”, explicou Laube, revelando que as emissões deste gás duplicaram nos últimos dois anos.

“Não sabemos onde estes novos gases estão a ser emitidos, mas isso deveria ser investigado”, completou o cientista, citado hoje pelo Financial Times.

Três dos gases agora descobertos são um tipo de CFC, composto largamente utilizado em aerossóis e sprays, até que cientistas ingleses descobriram, há 30 anos, que estava a causar um buraco na camada de ozono na Antárctida. Depois desta descoberta, os Governos concordaram em acabar com a utilização de CFC, no protocolo de Montreal. Estávamos em 1989.

Um dos novos CFC, identificado como CFC-113a, é utilizado na produção de insecticidas usados para matar pragas de solo nas colheitas.

O quarto gás é um novo HCFC, composto que substituiu os CFC porque é menos perigoso para a camada de ozono. A camada de ozono da estratosfera da terra filtra raios ultravioleta que acelera doenças como o cancro de pele.

Foto:  NASA Earth Observatory / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...