Desfile da Chanel coloca turbinas eólicas e painéis solares no centro da passerelle
Já sabíamos que as turbinas eólicas eram “cool”, agora sabemos que também são “fashion”. A culpa é da Chanel, que no seu desfile de moda para a Primavera colocou várias turbinas eólicas no meio da passerelle. Esta tinha um chão de… painéis solares. Ornamentais, claro.
O Green Savers não é propriamente um agregador de moda – ainda que possamos dar umas dicas de moda sustentável – por isso o que nos interessa no desfile da Chanel é a forma como a marca francesa de luxo está a transformar a sustentabilidade – e as energias renováveis – em moda.
É positivo, mas falta qualquer coisa: a própria sustentabilidade. É que o chão de painéis solares não passa, bem… de um chão. E as turbinas eólicas colocadas na passerelle, ironicamente, gastavam energia, em vez de a gerar.
Ainda assim, este é um começo. Quando marcas como a Chanel estão convencidas que o ecochic é a tendência, pode ser que os seus clientes e os milhões de pessoas que, em todo o mundo, seguem estes espectáculos de entretenimento, compreendam a importância da sustentabilidade para o futuro do Planeta. Só assim faz sentido este desfile.