Dia do ex-fumador celebra-se pela primeira vez amanhã



É já amanhã que se celebra-se pela primeira vez, em todos os Estados-Membros da União Europeia, o Dia do Ex-Fumador. O evento tem como objectivo de felicitar todos os que se tornaram Ex-Fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar.

Celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o Dia do Ex-Fumador procura sensibilizar o público para questões de saúde, sendo uma importante peça da campanha da Comissão Europeia (CE) Os Ex-Fumadores são Imparáveis.

Assim, este dia será assinalado em várias capitais europeias e em Bruxelas contará com a participação do Comissário Europeu para a saúde, Tonio Borg. “Trata-se da primeira data de sensibilização para a saúde destinada a celebrar as vitórias de todos os Ex-Fumadores. Ao propor como exemplo as 400 mil pessoas que procuraram deixar de fumar com a ferramenta de saúde gratuita iCoach, lançada no âmbito da campanha Os Ex-Fumadores são Imparáveis, espera-se poder inspirar milhares de outros cidadãos a deixar o vício”, explica a organização em comunicado.

A campeã de ténis Victoria Azarenka e a estrela DJ Bob Sinclair são duas das celebridades que se uniram à Comissão Europeia para celebrar o primeiro Dia do Ex-Fumador. Em Portugal, o embaixador do Dia do Ex-Fumador é o músico Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés.

“A minha experiência permite-me testemunhar que vivo muito melhor longe dos vícios e do tabaco. Quando decides abandonar o tabaco, estás a fazer uma decisão consciente para melhorar a tua vida, em muitos aspectos. Mas é muito, muito difícil. Foi por isso que aceitei dar a cara neste dia, pois os Ex-Fumadores são de facto uns heróis que merecem ser aplaudidos. Existir um dia para celebrar isso faz todo o sentido”, explica Zé Pedro.

No dia do Ex-Fumador, os cidadãos europeus são incentivados a visitar e a enviar mensagens de parabéns aos amigos e familiares que deixaram de fumar, através do site www.exsmokers.eu/dayoftheexsmokers . À medida que as mensagens de felicitações se difundem em todo o mundo, espera-se poder dar origem a uma nova tradição de felicitar os ex-fumadores e celebrar a saúde.

25 mil portugueses tentam deixar de fumar com o iCoach

A nível dos países-membros da UE, Portugal ocupa já uma posição de destaque no número de utilizadores, encontrando-se em 4º lugar entre os países que detém mais utilizadores na ferramenta de saúde gratuita iCoach, sendo que ao nível da utilização da ferramenta em smartphones, Portugal ocupa a segunda posição, logo após o Reino Unido.

São quase 25 mil os portugueses que tentam abandonar o tabaco usando o iCoach, num total de cerca de 400 mil utilizadores a nível europeu. Ou seja, 1 em cada 100 fumadores portugueses já conhece e utiliza o iCoach.

Recorde-se que o iCoach é uma ferramenta de saúde, gratuita, que ajuda os fumadores a deixar de fumar, através de um programa interactivo e personalizado. Disponível em todas as línguas da União Europeia, o iCoach funciona analisando os hábitos tabágicos dos seus utilizadores e fornece conselhos personalizados numa base diária.

Através de um questionário detalhado sobre o seu comportamento e hábito tabágico, o utilizador é integrado numa das cinco fases previstas no processo de abandono do tabaco. A primeira fase integra os fumadores que não querem deixar de fumar e a última fase integra os fumadores que já deixaram de fumar há mais de seis meses. O iCoach adapta-se de forma personalizada a qualquer pessoa com o objectivo de fazer deixar de fumar ou a continuar afastado do tabaco e tornar-se imparável numa vida livre de fumo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...