Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência: promover a igualdade “é essencial”, afirma Guterres
Hoje celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma data que teve origem em dezembro de 2015 através da Organização das Nações Unidas (ONU), e que promove o seu acesso e participação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Segundo a ONU, cerca de 40% dos graduados em ciências da computação e informática e 28% dos graduados em engenharia são do sexo feminino. Uma disparidade ainda mais significativa surge na área da inteligência artificial, onde apenas 22% dos profissionais são mulheres. Este dia quer promover a igualdade de oportunidades e de perspetivas de carreira.
António Guterres, Secretário-geral da ONU, afirma que “promover a igualdade de género no mundo científico e tecnológico é essencial para a construção de um futuro melhor.”
“As mulheres e as raparigas pertencem à ciência. No entanto, os estereótipos afastaram as mulheres e as raparigas de campos relacionados com a ciência. É hora de reconhecer que mais diversidade promove mais inovação”, sublinha.
Caso tenha curiosidade, será transmitida hoje às 21 horas uma sessão de conversa e quiz intitulada “Astronomia no Feminino”, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.