Dia Mundial da Energia: o retrato do sector em Portugal



Esta data comemora-se com o objetivo de sensibilizar e motivar a sociedade para a necessidade de criação de estratégias de eficiência e poupança energética, assim como alertar para os impactos ambientais e a importância de preservar os recursos naturais.

Em Portugal a ADENE publica nesta data o Anuário “Energia em Números”, um documento elaborado pelo Observatório da Energia da ADENE, em conjunto com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Segundo o anuário da Agência para a Energia, em 2019 a dependência energética de Portugal foi de 74,2%, menos 1.7 pontos percentuais, em relação ao ano anterior e menos 7 pontos percentuais face a 2009.

A edição 2021 do “Energia em Números” indica ainda que no nosso país as emissões de GEE foram de 63,6 (Mt CO2e) em 2019, uma redução de 13,4% em relação a 2009.
Relativamente à produção doméstica, também em 2019, houve um crescimento de 33% em relação a 2009, passando de 4876 ktep para 6487.

Outros dos indicadores relevantes no anuário, é a forma de consumo de energia primária. Neste campo Portugal tem um crescimento em energias renováveis, tendo passado de 19,8% em 2009 para 26,7% em 2019, sendo que o petróleo continua a ser a fonte principal com 42,1%. As outras duas fontes são o carvão (5,6%) e o gás natural (23,6%),a primeira desceu para metade em 10 anos e o gás natural subiu de 17,7%.

A maioria da informação disponível no anuário refere-se ao ano de 2019 e anteriores, ainda que, quando disponível, contém informação relativa ao ano de 2020. De modo a conhecer-se melhor a evolução do setor energético de Portugal, o “Energia em Números” compara os dados e os indicadores energéticos dos anos mais recentes com os do ano anterior, mas também os dados e os indicadores mais recentes com os obtidos há uma década.

Para melhor interpretação dos dados, o anuário apresenta uma síntese para consulta rápida, com os principais indicadores de cada capítulo do documento. Pode ainda ser consultado um conjunto de anexos com informação relevante sobre o setor energético nacional.

Os grandes números da energia em Portugal podem ser consultados aqui:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...