Dispositivo que captura partículas de microplástico dos pneus recebe prémio James Dyson
Na Europa, são largadas por ano 500 mil toneladas de partículas de pneus no ar, devido ao seu desgaste. Em Portugal, segundo a Eurostat, por cada mil habitantes cerca de 491 têm um veículo ligeiro. Se adicionarmos à equação o número de transportes públicos a circular, é possível concluir a grande quantidade de partículas que é expelida para o ar todos os dias.
A pensar nesse problema, uma equipa de estudantes do Imperial College London e do Royal College of Art, do Reino Unido, inventou um dispositivo que captura estas patrículas microplásticas à medida que são emitidas.
O The Tire Collective, nome do projeto, foi agora distinguido com o prémio James Dyson. “O nosso dispositivo utiliza a electrostática e o fluxo de ar à volta da roda para capturar as partículas do pneu” , afirmam, acrescentando que “atualmente captura 60% de todas as partículas transportadas pelo ar no nosso equipamento de teste.” Estas podem posteriormente ser recicladas e reutilizadas em pneus novos ou outros materiais.
“É do conhecimento geral que os pneus se desgastam, mas ninguém parece pensar sobre para onde aquilo vai, e ficámos realmente chocados ao descobrir que as partículas dos pneus são o segundo maior poluente microplástico nos nossos oceanos. No Tire Collective, incorporamos valores sustentáveis e circulares ao design do produto, para capturar o desgaste do pneu na sua origem”, explica a equipa no The Guardian.
Quer saber como funciona? Espreite no vídeo.