Documentário ambiental inspira Califórnia a proibir shows de orcas



Inspirado pelo controverso documentário Blackfish, que explora a história das orcas em cativeiro e a morte de um tratador da Sea World, em 2010, o democrata Richard Bloom propôs legislação para proibir os shows de orcas na Califórnia – especificamente, no Sea World de San Diego.

A proposta de lei, que foi conhecida na sexta-feira, propõe ainda a proibição da importação e exportação de orcas, de acordo com o UT San Diego.

“Não há justificação para a contínua manutenção de orcas em cativeiro, por razões de entretenimento”, explicou Bloom. “Estas criaturas lindas são demasiado grandes e inteligentes para ficarem confinadas em pequenos tanques de cimento durante toda a vida”, continuou.

A proposta de lei permitirá a todas as orcas retiradas que continuem a ser visitada pelas pessoas, mas não para acções de entretenimento, definidas como “todas as exibições públicas com horários e que sejam caracterizadas por músicas ou outros efeitos sonoros, com coreografia ou treino, ou ainda contacto não protegido entre humanos e orcas”.

Sempre que possível, continua o documento, as orcas deverão ser retiradas para o mar. A proposta precisa de uma maioria simples para passar, mas tal não deverá ser fácil, adianta o UT San Diego.

Desde o lançamento do filme Blackfish, que foi visto pela primeira vez no festival Sundance, a Sea World já foi boicotada por músicos e outros artistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...