DS Smith vai reduzir em 40% as emissões de CO2 até 2030 com meta de zero emissões no horizonte
A DS Smith, empresa de packaging sustentável, anunciou o seu compromisso com os Science Based Targets (SBTi), o que significa que irá reduzir em 40% as emissões de dióxido de carbono (CO2) por tonelada de produto até 2030, em comparação com os níveis de 2019. Além disso, comprometeu-se a atingir as zero emissões líquidas até 2050.
Estes objetivos baseados na ciência têm como finalidade garantir a conformidade com o estabelecido no Acordo de Paris. Para sublinhar ainda mais o seu compromisso, a DS Smith anunciou também a sua adesão à campanha “Race to Zero” da ONU.
Em 2017 a empresa declarou que iria reduzir as emissões de CO2 por tonelada de produto em 30% até 2030, comparativamente aos dados de 2015. Até ao final de 2020, foi possível atingir uma redução de 23%. Foi através de investimento em tecnologia pioneira, nomeadamente em soluções de transformação de resíduos em energia, instalações de cogeração energética de última geração e atualizações de equipamento, desde novas caldeiras a iluminação LED, tal como no aumento da utilização de fontes de energia renováveis (biogás e a biomassa), que a DS Smith conseguiu atingir este marco nas suas mais de 250 fábricas em todo o mundo.
Atualmente, a fornecedora prevê adotar soluções semelhantes, como por exemplo a utilização de energias renováveis, para atingir os seus novos objetivos nos próximos anos.
Miles Roberts, Group Chief Executive da DS Smith, afirma: “É amplamente sabido que a indústria pesada é um dos setores mais desafiantes em termos de descarbonização, mas estamos empenhados em fazer a nossa parte, tomando medidas para alcançar a neutralidade de carbono com um plano e uma rota bem definidos. Produzimos packaging sustentável à base de fibra totalmente reciclável e acreditamos que, através da nossa liderança na economia circular e na ação climática, estamos numa posição única para ter um impacto real e ajudar a mitigar o aquecimento global. Já progredimos muito na redução das emissões de carbono como parte da nossa abordagem de sustentabilidade a longo prazo, mas sabemos que necessitamos de fazer muito mais. É por isso que não só estabelecemos metas climáticas ambiciosas, como também reforçamos o nosso compromisso de disponibilizar mais soluções circulares aos nossos clientes e à sociedade em geral.”