E-commerce: packaging pouco eficiente vai causar mais de 500 mil viagens e gerar 11 mil toneladas de CO2



Com a pandemia de Covid-19 a marcar o ano 2020, o número de vendas em e-commerce disparou. As marcas estão a adaptar cada vez mais o seu negócio ao online, e os cidadãos começam a preferir fazer as suas compras por essa via.

Um novo estudo realizado pela DS Smith revela que este ano serão comprados online mais 224 milhões de presentes de Natal do que no ano passado, elevando o total, pela primeira vez, para mais de 4 mil milhões de presentes.

Embora este crescimento exponencial possa ser encorajador para muitos retalhistas, os especialistas alertam que este aumento nas vendas irá resultar em 350 mil toneladas de embalagens desnecessárias. Não nos podemos esquecer que muitas entregas também resultam em trocas ou devoluções. A empresa calculou que serão feitas quase 590 mil viagens que poderiam ser evitadas, se o packing fosse mais eficiente, causando uma emissão adicional de 11.400 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Stefano Rossi, CEO da Divisão de Packaging da DS Smith, afirma “O Natal é normalmente uma época em que nos reunimos com a família e amigos para celebrar, mas com a Covid-19 a afetar as nossas celebrações tal como as conhecemos, muitas pessoas estão a recorrer à Internet para comprar e enviar presentes como demonstração do seu afeto. Isto, aliado ao rápido crescimento do e-commerce durante o período de confinamento, está a exercer uma pressão sem precedentes sobre as operações logísticas. Utilizar um packaging mal desenvolvido tem consequências: acarreta mais viagens, o que significa que os presentes demoram mais a chegar do ponto A ao B. As empresas devem considerar cuidadosamente como embalam os produtos de forma eficaz e com materiais de embalagem sustentáveis e a ajuda está facilmente acessível”.

A investigação da DS Smith veio revelar que o packing sustentável também importa para os europeus: quase um terço (32%) dos consumidores afirmaram que as embalagens recicláveis ou reutilizáveis são características que consideram particularmente importantes. Da mesma forma, 36% acreditam que as embalagens devem ter o tamanho certo para se ajustarem aos produtos e que qualquer espaço vazio deverá ser reduzido ao mínimo.





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