E se pudesse fazer uma viagem de balão até ao espaço sideral? Talvez possa



A StartUp americana Space Perspective tem planos para levar passageiros até ao limite do espaço sideral numa cápsula presa a um balão.

Os Estados Unidos voltaram recentemente aos voos tripulados, com a SpaceX de Musk a fazer história nas viagens espaciais. Agora outra empresa americana tem planos para turismo espacial.

Segundo a Space Perspective, quando este tipo de serviço turístico estiver em funcionamento poderá transportar até oito passageiros – mais o piloto – na cápsula pressurizada Spaceship Neptune.

A descolagem seria no Shuttle Landing Facility, localizado no Kennedy Space Center da NASA, embora locais de lançamento adicionais possam ser adicionados em lugares como o Havai e o Alasca.

Nas duas horas seguintes, um balão “de comprimento de estádio de futebol”elevaria a Neptune a uma altitude de 100.000 pés (30.480 m) – acima de 99% da atmosfera da Terra, onde a curvatura do planeta e a escuridão do espaço exterior são claramente visíveis.

A cápsula continuaria a navegar nessa altura por mais duas horas, antes de levar outras duas para descer novamente. Tanto a cápsula como o balão terminariam o vôo de seis horas mergulhando no oceano, onde um navio apanharia o engenho e os passageiros.

De acordo com a empresa, os lançamentos seriam regulamentados pelo gabinete de voos espaciais comerciais da FAA. Juntamente com os passageiros, os voos também podem incluir cargas úteis relacionadas com investigações. De facto, é este tipo de carga que estará a bordo do primeiro voo de teste sem tripulação, programado para ocorrer no início de 2021.

As pessoas interessadas já podem pré-reservar um assento através do site da empresa. Um representante da empresa indicou que o preço deverá ser indicado dentro de um ano, mas que inicialmente deve ser cerca de metade do preço dos voos sub-orbitais existentes, que custam cerca de 100.000€ por passageiro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...