Ecomarcha 2017: Portugal e Espanha unidos de bicicleta pelo ambiente
A Ecomarcha 2017 é uma iniciativa que decorre durante cerca de duas semanas. Começou a 14 de Julho em Navalmoral de la Mata, na Estremadura espanhola, e a partir de amanhã, 23, entra em território nacional. Logo pelas 8h00 da manhã, na Barragem do Cedillo, junto ao rio Tejo. A meta está marcada para o Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 29 de Julho, ao fim de 600 Km a pedalar.
O objectivo da iniciativa é, através de uma prática sustentável e pouco impactante no Ambiente, conhecer alguns dos territórios mais bonitos dos dois países, partilhando experiências e tomando conhecimento sobre as causas ecologistas e sociais que unem Portugal e Espanha.
O percurso deste ano segue o curso do rio Tejo, atravessando campos, vilas e cidades ribeirinhas, em percursos diários com uma distância média de 40 km que serão realizados preferencialmente durante a manhã e ligarão as diversas localidades nacionais, de Este para Oeste, rumo a Lisboa. A caravana, composta por mais de uma centena de ciclistas, fará a primeira paragem em Portugal na vila de Nisa, seguindo-se Gavião, Abrantes, Chamusca, Almeirim, Vila Franca de Xira e por fim, Lisboa.
Ao longo de quase uma semana serão desenvolvidas várias iniciativas integradas na Ecomarcha 2017, incluindo-se visitas a locais ambientalmente relevantes, reuniões e contactos com autoridades locais e debates temáticos diários, divulgados diariamente na página do passeio ou no Facebook da Quercus e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que organizam a iniciativa em Portugal, em conjunto com a Ecologistas en Accion de Espanha.
Pode ainda inscrever-se para todo o percurso nacional ou apenas para algumas das etapas, através do e-mail da Quercus: comunicacao@quercus.pt.