Economia Verde: CCI diz que apenas o compromisso do sector privado poderá levar Rio+20 a bom porto



O presidente da Câmara de Comércio Internacional (CCI), Gerard Worms, garantiu hoje que a organização está a preparar um Mapa para a Economia Verde, um documento onde constarão case studies e melhores práticas para o crescimento sustentável, através do comércio e investimento, e que será lançado no Rio+20.

O mapa vai demonstrar como o comércio e investimento internacionais podem ser aceleradores cruciais do desenvolvimento sustentável e estará integrado numa série de acções que a CCI está a preparar para o Rio+20. Segundo Worms, a CCI quer ser uma voz “unificada e construtiva” nas negociações oficiais do Rio+20.

“As empresas em todo o mundo colocaram a sustentabilidade na prioridade das suas agendas, reconhecendo a relevância e a urgência dos desafios económicos, sociais e ambientais crescentes, a uma escala global”, explicou Gerard Worms durante o seu discurso na conferência “Rumo a uma nova governação ambiental mundial”, promovida pelo Governo francês.

Segundo o responsável, o compromisso do sector privado poderá tornar a conferência Rio+20 numa plataforma de lançamento para uma acção de apoio à sustentabilidade e crescimento sustentável a nível global.

Veja a lista de empresas associadas da CCI.

“Enquanto os Governos, nas discussões do Rio+20, consideram uma variedade de opções, é claro que apenas um maior envolvimento do sector privado poderá ultrapassar as múltiplas crises interligadas que o mundo hoje enfrenta – ambiental, social e económica”, afirmou o responsável.

Enquanto organização mundial de empresas, a CCI começou já a ajudar o mundo empresarial, de pequena e larga escala, a enfrentar estes desafios através da integração de novas medidas nas suas práticas negociais.

“A conferência Rio +20 será uma oportunidade para enquadrar a economia verde no conceito mais alargado de desenvolvimento sustentável,” explicou Gerard Worms. “Para avançarem, é crucial tornar verdes todos os sectores de todos os países e avançar no sentido da eficiência dos recursos e nas abordagens aos ciclos de vida”.

Através do trabalho desenvolvido pela Comissão de Ambiente e Energia da CCI e da respectiva Task Force Green Economy, a CCI já delineou 10 condições para a transição para uma Economia Verde, focando-se na inovação e na necessidade de crescimento económico de colaborações inovadoras.

A economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável, foi declarada como sendo tema prioritário na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em 2012 (Rio+20).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...