Ecover produz detergente para a roupa a partir de óleo de algas
Em breve será possível lavar as roupas com detergentes produzidos a partir de óleo de alga, uma alternativa mais sustentável que o óleo de palma, que é utilizado actualmente na maioria dos detergentes.
O novo detergente de roupa mais ecológico foi produzido pela Ecover, uma empresa que produz e comercializa produtos de limpeza mais sustentáveis, fazendo parte do compromisso da marca para substituir o uso do óleo de palma.
O óleo de palma é amplamente utilizado em produtos de limpeza e na indústria alimentar e é um dos causadores da desflorestação, uma vez que as florestas tropicais e zonas de turfa são substituídas por plantações de palma, em especial no sudeste da Ásia. A desflorestação, por sua vez, aumenta as emissões de carbono e ameaça a biodiversidade, em especial os orangotangos.
“Os óleos de algas têm um alto valor de funcionalidade e uma pegada ecológica bastante menor que a maioria dos óleos tropicais, como o óleo de palma, o que os torna ideais para os produtos para a casa, onde os óleos tropicais são amplamente utilizados. Da investigação efectuada, descobriu-se que as algas são capazes de produzir um dos óleos mais puros e limpos disponíveis”, afirma Dirk Develter, director do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Ecover, em comunicado.
Já em 2009, a Ecover substituiu, na sua gama de produtos de limpeza, os surfactantes de óleo de palma por alternativas de colza com origem na Europa. Actualmente, os óleos tropicais (palma e coco) são actualmente as principais fontes de todos os surfactantes, depois do crude.
Inicialmente, 7% dos ingredientes do novo detergente da Ecover vão ser produzidos à base de algas, sendo que o objectivo é aumentar a sua presença à medida que o óleo de alga for sendo estudado e desenvolvido.
O produto deverá ser lançado no mercado europeu – e em Portugal – no final de 2014. No mercado nacional será possível encontrar no novo detergente, assim como outros produtos da Ecover, nas lojas Jumbo, El Corte Inglés, Supermercados Biológicos Brio e outras lojas especializadas, refere a Ecover no comunicado.