Edifício construído com tijolos de garrafa PET ganha selo de construção sustentável



Há um prédio localizado em Taiwan – e construído em 2010, que pode ser montado noutro local, demonstrando como é possível e seguro o uso de materiais mais sustentáveis na construção. O edifício, denominado Ecoark, foi construído pelo arquitecto Arthur Huang com o objectivo de ser um espaço cultural móvel.

A sua mobilidade é possível graças ao formato de colmeia, conseguido pelo uso de tijolos construídos a partir de garradas PET. São 2.186 m2 de área que pode ser desmontada e montada noutro lugar, pode ler-se no The Greenest Post.

O arquitecto assegura que o edifício é resistente a fenómenos naturais, como tempestades, terramotos e furações e é detentor de muita luz natural. A sustentabilidade do edifício é ainda visível na iluminação LED da sua fachada e no facto de possuir painéis solares e sistema de captação e recuperação da água das chuvas.

A sustentabilidade do Ecoark foi distinguida com o selo LEED de construção sustentável. A certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de avaliação de sustentabilidade ambiental dos edifícios que analisa o seu “comportamento” em sete aspectos de construção: parcelas sustentáveis, energia e atmosfera, qualidade do ar interior, importância regional, eficiência no uso da água, materiais e recursos e inovação e concepção.

Foto: Cristian Parasole / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...