EDP Renováveis vai investir 4,3 mil milhões no Reino Unido
A Repsol é a nova parceira da EDP Renováveis no mercado britânico, depois de ter comprado, por 56 milhões de euros, a participação da Sea Energy Renewables Limited (SERL), com quem o grupo português partilhava o projecto eólico offshore ao largo da costa britânica.
De acordo com a imprensa portuguesa, o acordo eleva para 2.400 MW o total de capacidade eólica que as duas empresas irão desenvolver, cabendo 60% à empresa liderada por Ana Maria Fernandes, que assim reforçará para os 4,3 mil milhões de euros o seu investimento, nos próximos anos, no projecto. No total, serão três milhões de euros por MW instalado.
O parque de Moray Firth, no Nordeste da Escócia, contará com 250 torres eólicas dispersas por 520 km2, um projecto que será iniciado em 2015 e concluído cinco anos depois.
A EDP terá ainda 49% da Ich Cape Offshore Wind, que está a desenvolver 900 MW na região escocesa de Firth of Tay.
“Este acordo permite à EDP Renováveis aumentar a sua carteira de projectos e potenciar as suas opções de crescimento rentável no longo prazo, melhorando o seu perfil de risco ao mesmo tempo que se associa à Repsol, uma empresa com um grande know how em plataformas petrolíferas”, explicou Luís Adão da Fonseca, membro do conselho de gestão da empresa.
Já o grupo espanhol, explica ainda a imprensa portuguesa e internacional, estreia-se neste negócio – e logo com um dos principais players do sector. Ainda assim, a operação ainda está dependente da luz verde das autoridades britânicas, devendo o processo estar fechado até final do mês.