EduPARK, a app perfeita para descobrir a flora dos jardins de Aveiro

Descobrir as características das plantas do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, é o objectivo da app EduPARK, lançada esta semana. Criada por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, a app mais verde do Google Play, está já disponível para telemóveis com sistema Android.

Usando um sistema de realidade aumentada, a aplicação EduPARK permite a quem visita o parque da cidade de Aveviro, descobrir características únicas das plantas e flores deste espaço.

Para usar esta app, o utilizador só tem de manter “a aplicação aberta e apontar a câmara do telemóvel para uma das 32 placas identificativas e azulejos existentes no parque para ver toda a informação dessa planta”, explica Lúcia Pombo, investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da UA e coordenadora do projecto, em comunicado.

No parque da cidade habitam cerca de 70 espécies de plantas, com a EduPARK a partilhar neste momento informação detalhada sobre 35 plantas e flores.

Mas não se pense que o conhecimento partilhado por esta app termina quando saímos do parque da cidade. Para complementar toda a informação da app há também um jogo com guiões educativos para os vários níveis de ensino, desde o ensino básico até ao superior. Há ainda um ‘quiz’ para todas as idades, com questões de cultura geral e curiosidades sobre a região de Aveiro.

Foto: EduPark