Efacec associa-se ao Manifesto “Rumo à COP26” em defesa do ambiente



No intuito de contribuir para que o país construa um modelo de desenvolvimento mais sustentável, a Efacec assinou recentemente o Manifesto “Rumo à COP26”, promovido pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. A empresa reforça assim o seu o compromisso em cumprir a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Este Manifesto apresenta onze objetivos para travar as alterações climáticas, que refletem os diferentes aspetos a considerar para aumentar a ambição da resposta global, alinhada com o objetivo de limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C e com o acelerar da descarbonização em todo o mundo.

Além de alertar para a relevância e necessidade das energias renováveis para a projeção da natureza, bem como para a importância da redução em 50% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030, reflete também a urgência de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

“A associação ao Manifesto permite-nos reforçar o nosso posicionamento na defesa do ambiente bem como consolidar os nossos objetivos ancorados na inovação e na tecnologia. Queremos criar um futuro mais inteligente para uma vida melhor através do desenvolvimento de soluções integradas. 2021 é um ano de consolidação de projetos em curso com foco na digitalização, descarbonização, descentralização energética e otimização das cadeias de valor da Energia, Ambiente e Mobilidade”, afirma Ângelo Ramalho, Chairman e CEO da Efacec.

João Castello Branco, Presidente da Direção do BCSD Portugal e Presidente do Conselho de Administração da The Navigator Company, sublinha a importância desta iniciativa, explicando que “não podemos deixar que a ação climática se limite às políticas e iniciativas atualmente em curso, sob pena de isso resultar num aquecimento global no mínimo de 2,9⁰C”, o que não é, de todo, compatível com a proteção que se ambiciona para o planeta e para a biosfera.

Para o Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Meneses, “as empresas têm um papel decisivo na ação climática, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.”

O Manifesto “Rumo à COP26” foi assinado por mais de 80 empresas portuguesas e surge três meses antes da reunião mundial sobre o clima (COP26), que decorrerá em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...