Eficiência energética: escolas de Torres Vedras passam a ter só lâmpadas LED
Desde 1 de setembro de 2018 que a União Europeia proibiu a comercialização de lâmpadas incandescentes de halogéneo, em prol das metas de redução de emissões de CO2. Assim, a mudança para as lampâdas LED foi facilitada, e a realidade é que são uma vantagem em diversos aspetos. Além de pouparem energia até 85%, estas lâmpadas têm um tempo de vida superior e são mais amigas do ambiente.
No Concelho de Torres Vedras, sete escolas passaram a utilizar apenas lâmpadas LED. A Câmara Municipal substituiu 2253 lâmpadas fluorescentes T8, e prevê agora uma redução anual do consumo de energia de 48.581 KWh, o que corresponderá a uma diminuição anual de 17.926 Kg de dióxido de carbono (CO2).
As escolas onde se adaptou este novo sistema de iluminação foram, as escolas básicas de Carvoeira, Dois Portos, Monte Redondo, Orjariça, Outeiro da Cabeça, Padre Francisco Soares e Runa. O projeto tem um investimento de 14 mil euros, e decorre no âmbito do Fundo de Eficiência Energética e Hídrica da Câmara Municipal.
O Município tem vindo a implementar projetos mais eficientes ligados à sustentabilidade, como por exemplo o programa de reciclagem no Carnaval de Torres Vedras, e a atual inauguração de uma rede de ciclovias urbanas.