Egipto: um complexo sustentável inspirados nos corais



O atelier Vincent Callebaut é responsável pelo design de um complexo multiusos no Cairo, Egipto, inspirado na estrutura dos recifes de coral e denominado The Gate Residence. O projecto assemelha-se a um ecossistema que ajuda a combater as alterações climáticas, através do seu telhado verde, terraços e cascatas sustentáveis que caem em cada quintal.

O projecto aposta também em várias tecnologias ligadas às energias renováveis, que levará à poupança de 50% da energia consumida por um complexo típico egípcio e reduzindo significativamente a pegada carbónica.

O ex-libris do complexo é uma superfície em malha colocada em cima de toda a construção, como se de um vestido se tratasse. Esta segunda pele é desenvolvida em aço branco e os cabos permitem a integração de células fotovoltaicas na cobertura, tubos térmicos e paredes verdes.

O complexo tem vários jardins, uma zona para agricultura urbana, piscinas e áreas de lazer e desporto. E um parque infantil.

Desenhado de acordo com os cálculos ligados ao ciclo solar, direcção do vento e plantas endémicas, o edifício integra as fotovoltaicas, turbinas eólicas, energia geotérmica e biomassa. E o tecto não esquece o país da construção, através de traços da arquitectura tradicional egípcia.

[nggallery id=3578 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...