El Hierro será a primeira ilha do mundo a utilizar unicamente energias renováveis



Um parque eólico de 11,5 MW, uma central hidroeléctrica de 11,3 MW, colectores solares térmicos e sistemas fotovoltaicos ligados à rede é tudo o que uma pequena ilha das Canárias precisa para que os seus 11 mil habitantes não tenham que recorrer ao gasóleo para ter electricidade. O projecto, para acabar, de vez, com o impacto ambiental está orçamentado em 87 milhões de dólares (60 milhões de euros).

Até aqui, El Hierro, a 1500 quilómetros a sul da costa espanhola, tinha que recorrer ao gasóleo transportado do continente para ter energia eléctrica, o que significava emissões anuais de 18.200 toneladas de C02. Assim, com a proposta da ABB, empresa das áreas de tecnologia e automação, a ilha será a primeira do mundo a usar, exclusivamente, energias renováveis.

A companhia fornece uma solução de energia e automação que electrificará e controlará a central hidroeléctrica e integrará na rede da ilha a energia produzida pelo vento e turbinas hídricas. O projecto deverá estar concluído no final deste ano, segundo o Huffington Post.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...