Electrão e Câmara Municipal de Lisboa criam projeto de recolha de equipamentos elétricos volumosos
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos acabam de se juntar num projeto pioneiro de recolha de equipamentos elétricos volumosos. “Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” é o mote desta parceria, que vai possibilitar a recolha dos equipamentos diretamente a casa dos cidadãos.
Por enquanto as Freguesias de Lisboa – Ajuda, Alcântara e Belém são as abrangidas pelo projeto, que tem inicío hoje e que se prolonga até 31 de dezembro. Os residentes podem solicitar a recolha dos equipamentos elétricos através do número 808 20 32 32 da CML. A equipa de recolha assegurará a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte, bem como o seu correto encaminhamento para reciclagem.
Esta iniciativa pretende testar um serviço de proximidade ao cidadão para recolha de resíduos, que será um complemento aos atuais serviços já disponibilizados pelo município e à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão.
“Ao contrário do que acontece com as embalagens e com as pilhas, que podem ser facilmente transportadas pelos consumidores, os grandes equipamentos elétricos, como frigoríficos ou máquinas de lavar, podem colocar problemas a alguns cidadãos que, por várias razões, não têm capacidade de os carregar até um local de deposição. Esta é uma das barreiras que queremos ultrapassar com este serviço”, explica o Diretor-Geral do Electrão, Pedro Nazareth. “O projeto piloto vai garantir que os equipamentos elétricos recolhidos, alguns dos quais com materiais perigosos, vão ser encaminhados para reciclagem em unidades licenciadas para o efeito, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de recolha a que Portugal está obrigado”, conclui.