Eletrificado e eletrizante: o clássico Mini com motor do futuro



Com origem numa equipa dedicada da MINI Plant Oxford, a diversão de condução sustentável está agora a ser criada num carro clássico. Um motor elétrico para o Mini original combina a tradição com tecnologia pioneira – tudo no espírito da economia circular.

Se Alec Issigonis pudesse projetar o clássico Mini novamente hoje, o icónico carro teria um motor elétrico. Afinal, o original lançado em 1959 foi criado durante uma crise do petróleo e baseado na ideia de economizar combustível e transportar quatro ocupantes e as suas bagagens no menor espaço possível. Até hoje, o MINI permanece ligado aos princípios do designer Issigonis com a sua utilização criativa do espaço e diversão ao conduzir.

O projeto MINI Recharged é uma oportunidade de continuar a contar a história do clássico Mini no século 21, de forma sustentável.

A conversão de Minis clássicos em elétricos combina valores tradicionais com tecnologia orientada para o futuro. A ideia nasceu antes mesmo do fabricante britânico oferecer um carro totalmente elétrico com o MINI Cooper SE (consumo de eletricidade combinado: 17,6 – 15,2 kWh/100 km de acordo com WLTP; emissões de CO2 combinadas: 0 g/km.).

Um clássico Mini Electric foi construído em 2018 e apresentado no New York Auto Show. As reações foram tão positivas que uma equipa dedicada da MINI Plant Oxford começou a trabalhar e desenvolveu o plano para disponibilizar uma oferta correspondente aos clientes que possuem um Mini clássico.

Para experimentar o manuseio tradicional de um kart com um sistema de transmissão livre de emissões, o motor a gasolina original do Mini clássico é substituído por um moderno elétrico. Somente alterações reversíveis são feitas no veículo durante a conversão como parte do MINI Recharged. O cuidado com o património histórico é uma parte importante do conceito. Isto torna possível restaurar o Mini clássico à sua condição original posteriormente. Durante a conversão, o motor original de cada veículo é marcado e armazenado para que possa ser reutilizado em caso de um futuro retrofit do clássico Mini.

“O que a equipa do projeto está a desenvolver preserva o caráter do clássico Mini e permite que os seus fãs desfrutem do desempenho totalmente elétrico. Com o MINI Recharged, estamos a conectar o passado com o futuro da marca”, diz Bernd Körber, CEO da marca.

O projeto MINI Recharged significa que a vida útil de um veículo pode ser estendida de forma sustentável. Um Mini clássico pode agora receber uma nova vida, acompanhando o seu proprietário no futuro, mantendo ao mesmo tempo a sua herança tão amada.

O moderno motor elétrico gera uma potência contínua de até 90 kW e acelera o Mini clássico eletrificado de zero a 100 km/h em aproximadamente nove segundos.
A energia é fornecida por uma bateria de alta tensão, que pode ser carregada com uma potência de até 6,6 kW e permite um alcance previsto de cerca de 160 quilómetros. Além disso, todos os clássicos eletrificados Mini da MINI Recharged recebem o painel de instrumentos central característico, familiar desde os primeiros dias do clássico, que agora exibe a temperatura de condução, a mudança selecionada, alcance e velocidade.

Os fãs do MINI Recharged ganham uma experiência de condução totalmente nova; uma transmissão silenciosa com aceleração instantânea e a capacidade de entrar nas zonas de condução elétrica ou de baixa emissão de muitas grandes cidades, de outra forma inacessíveis com um motor de combustão.

O MINI Recharged encaixa-se perfeitamente na estratégia futura da marca, que também inclui o aspecto da economia circular. Para este projeto, nenhum veículo novo está a ser produzido, em vez disso, estão sendo desenvolvidos a partir de carros existentes muito amados. Permite que um Mini clássico comece uma segunda vida mais sustentável. Hoje, um em cada cinco novos modelos MINI tem uma condução eletrificada e agora o projeto MINI Recharged permitirá que o amor pelos veículos clássicos da marca se torne uma experiência que combina o passado e o futuro.

O upcycling sob medida do clássico Mini é realizado exclusivamente no Reino Unido. Cada veículo convertido recebe um número individual, tornando-o único. “A individualidade também desempenha um papel importante com o MINI Recharged”, diz Sebastian Beuchel, Head of MINI Global Brand Management.

“Sempre foram criados modelos exclusivos de Mini clássicos, incluindo verdadeiras obras de arte sobre rodas. É por isso que futuras colaborações também estão planeadas como parte do programa MINI Recharged, permitindo que artistas conhecidos expressem a sua criatividade com modelos Mini clássicos especialmente projetados.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...