Elevados níveis de poluição obrigam Madrid a limitações na circulação automóvel
Os dados divulgados pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha, que indicavam elevados níveis de dióxido de nitrogénio na cidade de Madrid, obrigaram as entidades locais a aplicar medidas extraordinárias através do protocolo anti-contaminação. Circular a mais de 70 km/h na M-30, uma das principais artérias madrilenas, é agora proibido.
Às 23h40 de quinta-feira as autoridades madrilenas decidiram accionar o Cenário 1 do protocolo anti-contaminação, uma vez que os níveis de dióxido de nitrogénio estavam muito acima dos valores recomendados. Vários painéis luminosos espalhados pela cidade, informam agora os madrilenos das limitações temporárias que a cidade enfrenta. Como alternativa, as autoridades estão a apelar aos madrilenos que façam uso dos transportes públicos nas suas deslocações casa-trabalho-casa.
Também as pessoas que sofrem de algum tipo de problema respiratório estão a ser aconselhada a não praticar actividades físicas ao ar livre, como precaução.
Para hoje está prevista uma comunicação por parte das entidades de Madrid, onde se saberá se os níveis de poluição na cidade baixaram ou se, pelo contrário, é necessário avançar para a próxima fase do protocolo anti-contaminação. Nesta situação, medidas como a proibição de estacionamento em todas as zonas de estacionamento restrito, ou seja, espaços com parquímetro, entrarão em vigor nos próximos dias.
Foto: Vicente Camarasa / flickr