Este mês vai poder observar todos os planetas no céu
O mês de outubro traz uma nova surpresa a todos os amantes do Espaço: vão poder observar (quase) todos os planetas a olho nu.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Mercúrio será o primeiro planeta a ser vísivel durante o amanhecer a partir do dia 13, na constelação de Virgem, na direção Este. Vénus estará visível durante o anoitecer, na direção Sudoeste, na constelação de Balança, seguindo depois para a de Escorpião e para a de Ofiúco.
No fim do mês, a partir do dia 27, Marte estará visível durante o amanhecer na constelação de Virgem, na direção Sudeste. Saturno estará visível na primeira parte da noite na constelação de Capricórnio, e Júpiter estará visível ao anoitecer na constelação de Capricórnio, na direção Sudeste.
Relativamente aos planetas Urano e Neptuno, ao contrário dos restantes, precisam de ser observados com recurso a um telescópio. O primeiro estará visível na constelação de Peixes, e o segundo, na constelação de Aquário, local onde irá permanecer até ao fim do ano.
Para mais informações acerca da visibilidade dos planetas durante este período, ou no resto do ano, pode consultar a página do OAL.