As estações da rede GIRA. Bicicletas de Lisboa já estão em funcionamento em Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações. No total, são já 43 estações e 409 bicicletas.

A abertura das novas estações, incluindo no Saldanha e Av. Fontes Pereira de Melo, será assinalada num evento com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, este domingo, na Praça Duque de Saldanha.

Além das novas estações, há ainda algumas novidades no sistema. Com estas alterações, a EMEL pretende ir ao encontro de algumas sugestões dos utilizadores do serviço e promover a adopção deste novo modo de transporte pelos residentes e visitantes da cidade.

Assim, a duração dos períodos de viagem passa para 45 minutos, em vez dos anteriores 30 minutos para os passes anual e mensal e de 60 minutos no passe diário. Mantêm-se as três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinados apenas a residentes em Portugal e para utilizações frequentes; e o Passe Diário, vocacionado para turistas e para quem pretende experimentar o sistema sem compromisso.

Outra melhoria que resulta das sugestões dos utilizadores é a redução do período de espera entre viagens. Nos passes anual e mensal o tempo de espera desce de 15 para 5 minutos; no passe diário haverá também uma espera de 5 minutos entre cada viagem, em vez dos anteriores 30 minutos.

Aos valores de adesão ao serviço, acrescem tarifas de utilização que têm como objectivo promover a realização de viagens pendulares. No entanto, como forma de premiar os primeiros subscritores do serviço, a isenção de pagamento do 1º período de viagem será alargada por mais 3 meses, terminando em 31/03/2018. No caso do passe diário e como forma de potenciar a experimentação do sistema, o valor de subscrição será de 2€ por 24h até 31/03/2018 e inclui o primeiro período de 45 minutos; o segundo período terá um valor de 2€.

E porque estamos no Natal, a EMEL vai premiar utilizadores frequentes com a extensão da validade do passe anual até 31/12/2019. Assim, de 10 em 10 viagens realizadas durante o dia 17 de Dezembro, entre as 7h00 e as 24:00, por subscritores do passe anual, será oferecido um prolongamento do prazo de subscrição até final de 2019. A oferta será limitada a 100 utilizadores, e a uma oferta por utilizador.

Ao todo o projecto já conta com 43 estações distribuídas por algumas das principais artérias da cidade, incluindo a Alameda dos Oceanos, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Duque de Saldanha, Av. António Augusto de Aguiar, Av. Duque de Ávila, Av. República, Av. Barbosa Do Bocage, Campo Grande e Av. do Brasil.

Desde 19 de Setembro, altura em que iniciou a exploração comercial da rede Gira, foram realizadas já mais de 26.000 viagens e subscritos mais de 2.000 passes.

Foto: EMEL