Emissões industriais da União Europeia caíram 4,5% em 2014



As emissões de gases com efeito de estufa provenientes de fábricas, áreas industriais e centrais de energia cobertas pelo regime comunitário de licenças de emissão (ETS), da União Europeia, caíram 4,5% em 2013.

Segundo os resultados hoje publicados, os mais de 11.000 locais monitorizados emitiram 1,812 milhões de toneladas equivalentes a CO2 em 2014, uma redução de 4,5% em relação a 2013.

“Mesmo depois de as nossas economias recuperarem o crescimento, as emissões continuaram a decrescer”, explicou hoje Miguel Arias Cañete, comissário responsável pela pasta da Acção Climática e Energia. “Isto demonstra que o crescimento económico e a protecção ambiental podem andar de mão dada”.

Paralelamente, esta redução contribui ainda mais para o excedente das licenças de emissão de carbono, um problema que tem perseguido a ETS desde o início da crise económica. Os últimos dados mostram que o superavit acumulado das licenças de emissão foi ligeiramente reduzido dos 2,1 mil milhões para os 2,07 mil milhões de EUA, para o ano de 2014. Isto deveu-se, sobretudo, ao facto de o volume de licenças libertadas no leilão ter sido reduzido em 400 milhões no ano passado.

“A recessão continua a ter um impacto eterno no nosso mercado de carbono. E, por isso, seria bem-vindo um compromisso político para reserva de estabilidade do mercado, há pouco tempo aprovada pelo Parlamento”, continuou Cañete, citado pelo Business Green.

Os últimos dados revelam ainda um nível muito elevado de compliance entre o esquema ETS, com menos de 1% de instalações monitorizadas pelo esquema a não entregarem os créditos de carbono em linha com as emissões reportadas. “São sobretudo instalações pequenas e responsáveis por menos de 0,5% das emissões cobertas pelo esquema. Um pequeno número de instalações – menos de 0,2% das emissões no ano anterior – não reportou as suas emissões de 2014 até 30 de Abril de 2015”.

Foto: Patrick Pekal / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...