Emprego: um terço dos hospitais britânicos está a recrutar enfermeiros no estrangeiro



Portugal é um dos seis países na mira de cerca de 40 hospitais britânicos, que estão a recrutar novos enfermeiros para reforçar as suas equipas. Segundo dados do Nursing and Midwifery Council, responsável pela maioria dos profissionais de saúde britânicos, o número de enfermeiros estrangeiros a trabalhar no Reino Unido duplicou em três anos: dos 2.306 para os 4.521.

A imprensa inglesa avança que os gestores do Serviço Nacional de Saúde daquele país têm viajado para Portugal, Polónia, Grécia, Espanha, Índia e Filipinas, com vista ao recrutamento de profissionais de enfermagem. Cerca de um quinto dos 25.500 novos profissionais de enfermagem serão estrangeiros.

No entanto, há duas grandes preocupações neste recrutamento: os níveis de inglês dos futuros contratados e a falta de formação e experiência de outros. Muitos doentes queixam-se de ter de usar linguagem gestual para se fazerem entender, de acordo com a imprensa.

Outro dos problemas está relacionado com a formação dos enfermeiros. Alguns dos mais respeitados médicos britânicos, como Lord Winston, afirmam, por exemplo, que os enfermeiros da Europa de Leste “são formados de forma completamente diferente”.

Ainda assim, este recrutamento é essencial para os hospitais britânicos. Em Setembro, um estudo do Kings College London descobriu que mais de 40% dos hospitais não tinham enfermeiros suficientes para funcionar em segurança. Por outro lado, há hoje menos 5.000 postos de trabalho para enfermeiros, quando comparado com Abril de 2010.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...