Empresa canadiana transforma sofás velhos em biocombustível
As lixeiras no Canadá são exactamente como em Portugal: sapatos, sofás, electrodomésticos, mobiliário e tudo o que se possa imaginar. A maior parte destes itens não são passíveis de reciclagem e o seu futuro quase certo é permanecer durante vários anos no aterro. Contudo, o lixo do aterro de Edmonton vai ter um destino diferente.
Durante este mês, estes detritos vão ser transformados em biocombustíveis pela Enerkem, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia que permite transformar sofás e roupas usadas em fontes de energia renovável. “Utilizamos calor e pressão para decompor os materiais que habitualmente acabam nas lixeiras”, explica o presidente-executivo da Enerkem, Vincent Chornet. “Posteriormente, transformamo-los em etanol e metanol. No total, o processo de transformação desde o estádio de lixo até à produção do produto final demora cerca de quatro minutos”, explica.
A tecnologia desenvolvida por esta empresa, pode ser aplicada a 15 categorias de lixo a elevadas temperaturas, produz energia renovável, químicos para plástico e etanol para os carros, refere o Guardian.
A Enerkem tem um contrato com a cidade canadiana de Edmonton para o tratamento do lixo até agora não reciclável, que inclui o tratamento de 100 mil toneladas de resíduos anuais ao longo dos próximos 25 anos. De acordo com a empresa canadiana, o novo contrato vai gerar 138 milhões de litros de etanol por ano, o suficiente para alimentar 400 mil carros que utilizem uma mistura com 5% de etanol.
Apesar de parecer um truque de magia que envolve lixo e combustíveis renováveis, o processo de reciclagem é o resultado de 10 anos de testes efectuados pela Enerkem, detentora da patente por detrás da tecnologia.