Empresa espanhola lança iluminação de Natal reutilizável e que não gasta energia
Enquanto algumas cidades, sobretudo na Europa e Estados Unidos, optam pela iluminação LED para poupar energia e dinheiro, Manlleu, perto de Barcelona, está a levar a eficiência energética a outros níveis.
De acordo com o portal World Like You Like, da União Europeia, a empresa espanhola Lavola criou para Manlleu instalações luminosas inovadoras, a partir de infra-estruturas existentes, que não gastam energia e são reutilizáveis.
Entre as instalações, destaque para as grinaldas de alumínio dourado, com vários comprimentos e que são penduradas nos candeeiros de rua. Segundo a Lavola, as instalações são fáceis de instalar, reflectem a luz do Sol durante o dia e a luz dos candeeiros durante a noite.
“São atractivas, duradouras e reutilizáveis. Mas o melhor de tudo é que não gastam energia”, explica o portal. “Este é apenas um exemplo das várias instalações sustentáveis que vão surgindo em vários locais da Europa”.
Na verdade, o que mais surpreende nesta estrutura de correias de aço é a forma como ela respeita a tradição da iluminação de Natal, integrando um novo conceito de iluminação, sustentável na arquitectura das cidades, da mais moderna à mais tradicional.