Empresa portuguesa desenvolve película aderente biodegradável



A empresa portuguesa Silvex vai lançar em 2011 um produto biodegradável – único a nível mundial – e que deverá ser gradualmente introduzido no mercado da película aderente plástica.

“Ainda nem começámos a fazer contas ao crescimento das vendas que a película aderente biodegradável pode ter no mercado mundial, mas já estamos nervosos com o seu gigantesco potencial”, explica Hernâni Magalhães Júnior, administrador da Silvex.

Segundo o Expresso, já existem fábricas a produzir plástico biodegradável para a agricultura, mas nenhuma grande empresa do sector tinha conseguido fabricar película aderente biodegradável.

Espera-se que a película aderente biodegradável substitua, progressivamente, a película produzida em plástico PVC. Esta tendência, aliás, é corroborada pelas crescentes normas ambientais aplicadas à utilização de plásticos tradicionais.

Todos os anos são consumidas, globalmente, cerca de 500 mil toneladas de película aderente em plástico PVC, um mercado liderado pelos Estados Unidos e Canadá, com 150 mil toneladas, e pela Europa, com 120 mil toneladas.

De acordo com o Expresso, entre 2004 e 2009 foram geradas em Portugal cerca de 2,95 milhões de toneladas de resíduos de plástico.

Para além da Silvex, participam neste projecto a italiana Novamont, que produz a matéria-prima Master-B e a partir da qual a portuguesa fabrica a película aderente biodegradável, a norueguesa Biobag e a belga Jemaco.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...