Energia solar: Alemanha bateu recorde mundial na sexta e sábado
As centrais solares alemãs produziram um recorde de 22 gigawatts de electricidade por hora ao início da tarde de sexta-feira e sábado, anunciou à Reuters Norbert Allnoch, director do Institute of the Renewable Energy Industry (IWR).
Ao todo, esta produção iguala 20 centrais nucleares na sua total capacidade e permitiu alimentar quase 50% de todas as necessidades de electricidade, naquelas tardes, da Alemanha.
“Nunca como antes, em qualquer parte do globo, um País produziu tanta electricidade fotovoltaica”, explicou Allnoch à Reuters. “A Alemanha esteve perto de chegar aos 20 gigawatts de electricidade por hora várias vezes nas últimas semanas. Mas foi a primeira vez que passámos este registo”.
Sexta e sábado foram dias de muito sol, na Alemanha, e este facto ajudou a bater mais um recorde sustentável.
Na sexta-feira, um dia de trabalho, este recorde possibilitou atingir um terço das necessidades energéticas do País, durante aquelas horas. No sábado, dia em que quase todas as fábricas e empresa estiveram fechadas, a percentagem subiu para os 50%.
Recorde-se que a Alemanha decidiu fechar todas as suas centrais nucleares na sequência da tragédia de Fukushima, tendo reforçado imediatamente o investimento nas energias renováveis. Hoje, 20% de toda a energia consumida no País é de origem renovável.
Os consumidores alemães pagam €4 mil milhões (R$ 9,9 mil milhões) por ano, na sua factura de electricidade, para ajudar a subsidiar a energia solar.