Energia Unida desenvolve mais duas comunidades de energia com o Grupo HIT



A Energia Unida, empresa do Grupo GreenVolt dedicada ao desenvolvimento de Comunidades de Energia, vai desenvolver duas Comunidades com o Grupo HIT, uma em Castanheira do Ribatejo e outra em Águas de Moura. Além de permitir uma “redução expressiva” dos custos energéticos de ambas as unidades, será possível também reduzir a fatura de famílias e empresas que venham a fazer parte destas Comunidades.

O Grupo HIT, fundado em 2007, detém duas fábricas em Portugal, a Italagro, em Castanheira do Ribatejo, e a Fit, em Águas de Moura. Atualmente, com estas unidades são processadas anualmente mais de 360.000 toneladas de tomate fresco, com 95% do total da produção a ter como destino mercados externos.

No âmbito das Comunidades, serão instalados mais de 2.700 painéis solares fotovoltaicos nas duas unidades de produção de tomate fresco, que vão ocupar uma área superior a 7.500 metros quadrados. Estes painéis, que terão uma capacidade de produção de 1,6 MWp, vão alcançar uma produção anual de energia limpa que poderá ascender aos 2.420 MWh. Estas Comunidades vão “permitir suprir grande parte das necessidades energéticas das duas unidades fabris, mas permitirão também partilhar com a população envolvente o acesso a energia de fontes renováveis, reduzindo-se as emissões de gases poluentes para a atmosfera, mas também substancialmente mais barata”, explicam as empresas em comunicado conjunto.

Segundo a mesma fonte, as soluções da Energia Unida “permitem que a energia excedente seja partilhada com outros consumidores, empresariais ou particulares num raio de, em média, quatro quilómetros, beneficiando de uma poupança que, neste caso, se estima até 60% face ao preço pago habitualmente”.

A Energia Unida é líder de mercado na implementação de Comunidades de Energia, nomeadamente através de autoconsumo coletivo, contando com mais de 40 projetos de norte a sul do país, correspondendo a cerca de 29MWp. As Comunidades da Energia Unida assentam numa base de simplicidade com soluções “turn-key”, incluindo o processo administrativo, comercial, gestão e O&M incluídos, conclui a mesma fonte.

 

 

 

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...