Entrevista: “A Responsabilidade Social é um valor base do nosso negócio, assim como a Sustentabilidade”, CEO da DPD Portugal
Em entrevista à Green Savers, Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, revela os vários projetos e soluções alinhadas com a sustentabilidade, que a empresa está a implementar. A DPD Portugal está a tornar-se cada vez mais verde, garantindo um melhor impacto no ambiente e na vida das futuras gerações. E por falar em futuro, a redução das emissões de carbono, a sensibilização dos colaboradores e a transformação do seu sistema de entregas, são todas medidas que integram a sua estratégia que visa contribuir para um planeta mais saudável.
A sustentabilidade é um compromisso que já faz parte da DPD. Considera que é um conceito relevante para o sucesso da empresa e que a diferencia no mercado?
Sem dúvida. A sustentabilidade é um tema com forte presença na agenda pública e a sensibilização para a importância de adotar comportamentos e práticas sustentáveis, com vista a contribuir para um planeta mais amigo do ambiente e das futuras gerações, é algo que consideramos muito importante, sendo por isso uma das prioridades da nossa ação e do nosso negócio como um todo.
Nesse sentido, temos procurado fazer a diferença no setor da logística e entrega de encomendas, através de soluções que juntam tecnologias inovadoras a opções de entrega e recolha de encomendas sustentáveis e que, em simultâneo, oferecem o maior grau de conveniência para o consumidor. Este é um compromisso que assumimos de forma contínua com o intuito de oferecer a qualidade máxima nos nossos serviços, respondendo às necessidades e exigências do mercado, ao mesmo tempo que seguimos uma estratégia verde com o intuito de gerar o melhor impacto possível no ambiente.
De que forma se vê esta visão na estratégia da empresa?
Fora as soluções que implementamos, como os lockers e a rede de lojas Pickup, temos sido pioneiros na transformação do nosso negócio para um negócio mais verde, com a utilização de veículos elétricos em Lisboa já em 2021, e no Porto e mais algumas cidades portuguesas, ainda este ano, de forma a ter as mesmas 100% descarbonizadas.
Além disso, temo-nos destacado igualmente em diversas iniciativas com o intuito de sensibilizar os nossos stakeholders para temas relacionados com a Sustentabilidade. Em março de 2021, por exemplo, em conjunto com o movimento #PURIFY liderado pela empresa ECO – Água Filtrada, recolhemos 12 toneladas de garrafas descartáveis usadas (cerca de 300 mil), entregues nas lojas Pingo Doce e na rede ECO-Escolas, e que foram utilizadas na instalação artística “Monstro Marinho”, inaugurada no âmbito do Dia Mundial da Água.
A Responsabilidade Social é um valor base do nosso negócio, assim como o é a Sustentabilidade e, por esse motivo, continuaremos empenhados em conduzir iniciativas, projetos e, claro, o nosso negócio como um todo, tendo sempre em vista o melhor contributo possível para estes dois eixos.
Que projetos pode mencionar que tenham sido, ou estejam a ser, desenvolvidos em Portugal?
Temos apostado em soluções que permitam reduzir significativamente a emissão carbónica, como é o caso das soluções Out of Home. Um exemplo concreto remete para a instalação de lockers – cacifos eletrónicos –, sendo que desde 2020 temos expandido a nossa rede seguindo uma estratégia bem delineada que nos permite oferecer uma solução de entrega e recolha de encomendas capaz de otimizar recursos, concentrando o volume de entregas e reduzindo o número de deslocações. Desta forma, confere-se o máximo grau de agilidade, eficiência e conveniência num só serviço que responde às necessidades, tanto da empresa como do cliente, bem como se assegura uma entrega sustentável que contribui para reduzir as emissões de CO2. Até ao final de fevereiro teremos 200 lockers funcionais, tendo como ambição a instalação de centenas de equipamentos nos próximos 2 anos.
Por outro lado, e Lisboa foi a cidade piloto em todo o Mundo, temos um Programa de Monitorização da Qualidade do Ar no site dpd.pt, que permite aos cidadãos conhecerem as emissões PM2, e perceberem qual o melhor horário para desenvolver atividades ao ar livre como correr ou circular de bicicleta.
Também pioneiro em Portugal foi a oferta de 2 City Trees à cidade de Lisboa, aquando da Capital Verde Europeia, que permitiram produzir 3,6 toneladas de oxigénio na sua zona de intervenção (zona da Avenida Ribeira das Naus) durante 3 meses, o equivalente a uma centena de árvores num só local.
Que impacto positivo tem a vertente da sustentabilidade na DPD?
Temos orientado a nossa oferta no sentido de promover soluções que contribuam para otimizar os recursos utilizados e, consequentemente, para a redução de custos, bem como para reduzir as emissões, contribuindo para a descarbonização das cidades e, de forma geral, do planeta. Por exemplo, com as lojas Pickup e os lockers, conseguimos concentrar o volume de entregas e reduzir o número de deslocações.
Outro exemplo remete para a distribuição de encomendas, na cidade de Lisboa, apenas com veículos verdes pela DPD, uma iniciativa que implementámos em setembro de 2021. Estamos a falar, no total, de 55 veículos 100% elétricos, encarregues da entrega de encomendas. Só esta solução representa uma redução de 87% das atuais emissões de CO2 e 84% de NOx (óxidos de azoto), além de evitar perto de 330 toneladas de gases poluentes por ano.
Que objetivos procuram ainda alcançar e que projetos pretendem implementar no futuro?
O DPDGroup tem uma estratégia verde até 2025, na qual apresenta vários compromissos que visam contribuir para um negócio e um planeta cada vez mais sustentável. Um deles passa pela redução das emissões de CO2 em 225 cidades europeias, entre as quais as cidades de Lisboa e Porto em Portugal. Além disso, outro dos objetivos passa por garantir, a mais de 80 milhões de habitantes, soluções de entregas com baixas emissões, bem como a implementação de sete mil veículos de entrega verdes (elétricos, gás natural, cargo-bikes, etc.) e a redução em 89% das emissões de carbono e 80% dos poluentes nas cidades abrangidas por esta iniciativa.
Mas, porque a cultura organizacional é também muito importante para nós, iremos continuar a promover a sensibilização e formação dos colaboradores na proteção do ambiente e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade e ambiente, envolvendo todos os colaboradores da DPD Portugal e os seus prestadores de serviços, a fim de melhorar o desempenho ambiental e do serviço.
Tendo em conta aquilo que temos alcançado nos últimos anos e a diferença que temos conseguido fazer neste setor, temos tudo para acreditar que estamos no caminho certo.